NBA para INICIANTES!
NBA para INICIANTES!
4 de jun. de 2021 20:45:30
Victão

Fala, comunidade Baska!

Neste post, eu vou te explicar como funciona a NBA, e vou contar tudo o que você precisa saber para acompanhar a melhor liga de basquete do mundo!

A NBA é uma liga de basquete norte americana. A sigla NBA significa NATIONAL BASKETBAL ASSOCIATION. A NBA possui 30 times divididos em duas conferências (leste e oeste), sendo 15 times para a conferência leste, e outros 15 para a oeste.


Os times da conferência LESTE são:

1) Atlanta Hawks:


2) Brooklyn Nets:



3) Boston Celtics:


4) Philadelphia 76ers:


5) New York Knicks:


6) Toronto Raptors:


7) Chicago Bulls:


8) Cleveland Cavaliers:


9) Detroit Pistons:


10) Indiana Pacers:


11) Milwaukee Bucks:


12) Charlotte Hornets:


13) Miami Heat:


14) Orlando Magic:


15) Washington Wizards:



Já os times da conferência OESTE são:

1) Denver Nuggets:


2) Los Angeles Lakers:


3) Minnesota Timberwolves:


4) Oklahoma City Thunder:


5) Portland Trail Blazers:


6) Utah Jazz:


7) Golden State Warriors:


8) Los Angeles Clippers:


9) Phoenix Suns:


10) Sacramento Kings:


11) Dallas Mavericks:


12) Houston Rockets:


13) New Orleans Pelicans:


14) Memphis Grizzlies:


15) San Antonio Spurs:


Todos os times da NBA são franquias, e por isso, não existe essa dinâmica de primeira e segunda divisão como vemos tanto no futebol, quanto no basquete brasileiros. Na NBA são sempre os mesmos 30 times que jogam todos os jogos, em todos os anos. Como não existe rebaixamento na NBA, para manter o alto nível do basquete, eles têm um sistema de renovação anual, chamado "Draft", que irei explicar mais à frente no post.



COMO FUNCIONA A TEMPORADA DA NBA

A temporada da NBA é dividida em duas partes, que são a Temporada Regular e os Playoffs (ou pós-temporada).


TEMPORADA REGULAR

Na temporada regular, cada time disputa 82 jogos, e os resultados desses jogos determinam as classificações para os Playoffs. O que determina quais times se enfrentam são os times da sua conferência e os times da outra conferência. Cada time joga duas vezes contra todos os times da outra conferência, e joga também de três a quatro jogos contra todos os times da própria conferência.

A classificação para os Playoffs é feito de uma maneira muito simples, baseado apenas nas vitórias e nas derrotas. Cada vitória conta como 1 ponto de vitória, e cada derrota conta como 1 ponto de derrota. Fica o record, que mostra primeiro as vitórias e depois as derrotas. Então, por exemplo, se o time do Lakers aparecer com o record de 43 8, significa que ele está com 43 vitórias e 8 derrotas.

No meio da temporada regular, existe um grande evento, que é um verdadeiro marco, chamado "ALL STAR WEEKEND", que apresenta vários vários jogos comemorativos, como o jogo das estrelas e o jogo das celebridades. Também ocorrem torneios, como o torneio de enterradas, e o de 3 pontos, entre vários outros. Se vocês quiserem um post específico sobre o All Star Weekend, deixe o seu comentário aqui nesse post.

Depois que a temporada regular acaba, antes de entrar nos Playoffs, temos as premiações. Teoricamente, era pra essas premiações acontecerem logo após o fim da temporada regular. Mas temos observado nos últimos anos da NBA, que eles tem demorado um pouco mais de tempo pra premiar, chegando muitas vezes a premiar bem perto do fim dos Playoffs. As premiações da NBA têm um grande peso na liga e no jeito que a liga se desenrola, e é muito legal como fã acompanhar essas premiações.


Das premiações principais, temos:

MVP (most valuable player): é o jogador mais valioso da temporada, ou seja, o melhor jogador da liga da temporada regular

ROY (ruk of the year): é o melhor novato da temporada regular.

DPOY (defensive player of the year): é o melhor defensor da temporada.

SIXTH MAN OF THE YEAR (sexto homem do ano): é o melhor sexto ano. O jogador brasileiro Leandro Barbosa já conquistou esse prêmio na NBA.

MIP (most improved player of the year): é o jogador que mais evoluiu de uma temporada para outra.

COACH OF THE YEAR: o melhor técnico do ano.


Título de MVP

Título de DPOY


PLAYOFFS

Os Playoffs são como se fossem as oitavas de final do futebol. Classificam para os playoffs os 16 melhores times da temporada regular, 8 de cada uma das duas conferências.

Dentro da mesma conferência, os 8 melhores classificados se enfrentam com o chaveamento olímpico, ou seja:

Primeiro colocado x Último colocado

Segundo colocado x Sétimo colocado

Terceiro colocado x Sexto colocado

Quarto colocado x Quinto colocado

Depois dessa espécie de oitavas de final, temos as quartas de final, as semi-finais e a grande final. Como as semi-finais da temporada regular da NBA são as finais das conferências (antes de uma conferência enfrentar a outra na final), essas semi-finais são chamadas de Final de Conferência, e as quartas de final são chamadas de Semi-Finais de Conferência.

Dessa Final de Conferência, surgem o campeão da conferência Leste e o campeão da conferência Oeste, e ambos se enfrentam nas finais da NBA (as famosas "the finals"). Os Playoffs são melhor de 7 jogos, ou seja, para se classificar, o time deve ganhar, no mínimo 4 desses 7 jogos. O mandante da série, que é o time que irá receber maior quantidade de jogos na sua casa, é o time de melhor campanha.

As finais são um grande evento da NBA, como se fosse a final da Libertadores da NBA, e assim como nos Playoffs, as finais também são melhor de 7. Quem ganhar 4 jogos primeiro é o grande campeão do ano. Diferente dos campeonatos brasileiros e mundiais de forma geral, a premiação dos campeões da NBA não são medalhas, e sim os famosos anéis, que na minha humilde opinião são LINDOS, verdadeiras joias. Além dessa premiação, também existe o título de MVP das finais, que é o melhor jogador das finais.

Anel da NBA

Anel da NBA no jogador LeBron James

Prêmio de MVP das finais (LeBron James)

Os times da NBA que mais foram campeões na história, estão atualmente empatados em primeiro lugar o Los Angeles Lakers e o Boston Celtics, com 17 vitórias cada.


ESTRUTURA DA NBA X ESTRUTURA DA FIBA

A NBA possui a estrutura um pouco diferente da FIBA. O tamanho da quadra da NBA é de 28,7m x 15,2m, sendo um pouco maior que a da FIBA, que é de 28m x 15m. A linha de 3 da NBA também é um pouco mais distante do aro do que a linha de 3 da FIBA. Na NBA, o tempo de cada quarto é de 12 minutos, enquanto na FIBA esse tempo é de 10 minutos.

Essa estrutura reflete o porquê a NBA é um dos campeonatos com mais placares elásticos do mundo, já que eles têm 8 minutos a mais no jogo, quase 1 quarto completo da FIBA. Na NBA, cada jogador pode fazer 6 faltas, enquanto na FIBA são somente 5. Essa falta a mais é devida pelo fato do jogo da NBA ser mais intenso e ter mais contato físico do que em outras ligas.

Apesar dessas diferenças, a estrutura da NBA também possui algumas semelhanças com a estrutura da FIBA, como a altura da cesta (3,05m), e o tamanho da bola, que é o tamanho 7. (Inclusive, já tem um post aqui no Blog explicando detalhadamente os tipos de bola de basquete).


DRAFT

A NBA é uma liga sinistra, visada pelo mundo inteiro e jogadores do mundo inteiro querem uma oportunidade de jogar lá. Existem múltiplas formas de entrar na NBA como jogador, mas a principal, que a grande maioria dos jogadores entra, é através do Draft.

Todo ano ocorre o evento do Draft, onde 60 novos jogadores entrarão para a liga norte-americana. Os times vão selecionando esses jogadores calouros de uma forma mais livre, de acordo com seus interesses. Normalmente, os calouros vêm do College.

O DRAFT funciona muito bem como uma forma de renovar os talentos da liga, visto que, com o passar dos anos, os atletas vão ficando mais velhos, e eventualmente se tornando mais improdutivos, e o Draft serve justamente pra manter o alto nível do basquete da liga. É fenomenal a forma como a NBA orquestra essa renovação, pois mesmo havendo uma espécie de loteria para os times, envolvendo um pouco de sorte no recrutamento dos calouros, a liga pega os times com as piores companhas do último ano e possibilita a eles a escolha das melhores opções de jogadores calouros no Draft.

Já os melhores times vão pegar estrelas, os grandes astros como Zion Williamson, Lebron James, Kyrie Irving, Kevin Duran, e vários outros astros que são Draftados no inicio da temporada. Dessa forma, a NBA faz uma excelente manutenção da liga, mantendo o nível altíssimo! O Darft, sem sombra de dúvidas, é uma das principais razões da NBA ser a melhor liga de basquete do mundo. Eu já fiz um vídeo completo sobre DRAFT no YouTube (inclusive é o vídeo mais completo do YT sobre o assunto).

Outra maneira que a NBA encontrou de manter a alta competitividade da liga, foi através do teto salarial (salary cap), que é de 109,14 milhões de dólares por time. Esse teto faz com que não existam monopólios na NBA, ou seja, que não tenham times com muitos jogadores estrelas que recebam muito mais dinheiro do que outros. Dessa forma, cada time deve se equilibrar com jogadores bons, e com outros que serão mais coadjuvantes, mantendo assim o equilíbrio e a competitividade entre todos os times. Os maiores craques serão espalhados entre todos os times, e não ficarão todos concentrados em um time mais rico e tradicional, enquanto os times mais pobres e menos tradicionais ficam apenas com jogadores medianos. Isso não existe na NBA!

Acredito que esse modelo de renovação é sensacional e eu adoraria ver a NBB adotando algo parecido aqui no Brasil! Se você também gostaria, comente aí embaixo do post.


Draft da NBA em 2018

TERMOS DE BASQUETE QUE SÂO UTILIZADOS NAS TRANSMISSÕES:

Entender esses termos da NBA te ajudará a compreender e se situar melhor no jogo da liga durante as transmissões. Nesse post, eu citarei os principais termos. Porém tenho um Guia completo de termos de basquete neste vídeo do YouTube aqui:

DUPLO-DUPLO (double-double): quando o jogador tem dois fundamentos e dois dígitos no jogo. Exemplo: o jogador X teve mais de 10 pontos (dois dígitos) e mais de 10 rebotes no jogo. Ou mais de 10 pontos e mais de 10 assistências.

TRIPLO-DUPLO (tripple-double): quando o jogador tem três fundamentos e dois dígitos no jogo. Exemplo: o jogador Y teve mais de 10 pontos, mais de 10 rebotes e mais de 10 assistências no jogo.

TURNOVER: qualquer erro cometido pelo time de ataque que resulta na mudança de posse de bola para o time adversário. Exemplo: jogador de ataque fez um passe errado, e o jogador da defesa interceptou o passe e partiu para o ataque. Exemplo 2: quando o jogador de ataque comete uma andada, e o juiz passa a posse de bola para o time adversário.

UNDERATED: quando o jogador é subvalorizado, ou seja, quando ele joga muito e recebe menos reconhecimento do que ele merece.

OVERATED: quando um jogador recebe muito mais reconhecimento do que ele joga de fato.

CLUTCH: é o jogador sangue-frio, que vai decidir no final, quando o time realmente precisa dele. Exemplo de jogadores clutch: Kobe Bryant e Michael Jordan.


ONDE ENCONTRAR NBA PARA ASSISTIR NA TELEVISÃO BRASILEIRA E NA INTERNET?


TELEVISÃO:

ESPN (canal pago): Canal televisivo tradicionalíssimo na NBA, com transmissões sensacionais.

SPORTV (canal pago): Canal televisivo que transmite a NBA.

BAND (canal aberto): a Band está transmitindo a NBA, e é totalmente gratuito.


INTERNET:

NBALeaguePass (pago): Na minha opinião, vale muito à pena, pois você pode acompanhar todos os jogos, e fica livre para escolher o que assistir, não ficando restrito ao jogo que será transmitido na televisão.

Canal do YouTube da NBA BRASIL (gratuito): A NBA Brasil está transmitindo vários jogos da NBA de graça em seu canal do YouTube. Eles possuem uma programação, então não serão todos os jogos que estarão disponíveis, como no NBALeaguePass, mas apenas os que eles escolherem transmitir

.

Como pudemos perceber, hoje, na internet e na televisão, existem várias opções de jogos, quase todos os dias. Como a NBA está transmitindo jogos de graça, se você ama o Baska, assim como eu, te aconselho a assistir alguns jogos lá, mesmo que você tenha o costume de assistir por outros meios, pois, com uma resposta positiva do público, a tendência é da NBA Brasil investir ainda mais aqui no Brasil, contribuindo pra gente expandir o Baska cada vez mais!


E aí? Será que depois desse post você ainda se considera iniciante na NBA?

Se INSCREVA no nosso canal do YouTube BASQUETE PRA VIDA, pra ficar por dentro de tudo sobre a NBA e o basquete!

TMJ, é nóis, Ball is life!








Comentários (1)

  1. JoaoG
    JoaoG há 2 anos
    Top demais